Blog

Pensar - Comer - Conversar / 5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente



 

Pensar.Comer.Conservar é uma campanha contra a perda e o desperdício de alimentos que procura estimular a todos a diminuir suas pegadas de carbono. De acordo com a Organização da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO), 1.3 bilhões de toneladas de comida é desperdiçada. Esse número é equivalente à quantidade de alimentos produzidos em toda a África Subsaariana. Ao mesmo tempo, 1 de cada 7 pessoas do mundo sofrem de fome e, a cada dia, mais de 20.000 crianças menores de 5 anos morrem de fome.
Devido a esses enormes contrastes entre estilos de vida e os efeitos devastadores sobre o meio ambiente, o tema deste ano —Pensar.Comer.Conservar —procura prover maiores informações sobre os impactos ambientais das escolhas que você faz em relação à sua comida e, consequentemente, te tornar consciente das suas decisões.alimentos que procura estimular a todos a diminuir suas pegadas de carbono. De acordo com a Organização da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO), 1.3 bilhões de toneladas de comida é desperdiçada. Esse número é equivalente à quantidade de alimentos produzidos em toda a África Subsaariana.
Ao mesmo tempo, 1 de cada 7 pessoas do mundo sofrem de fome e, a cada dia, mais de 20.000 crianças menores de 5 anos morrem de fome.Quando o alimento é desperdiçado, isso também significa que todos os recursos usados para a produção desse alimento também foram perdidos. Por exemplo: são necessários mil litros de água para produzir um litro de leite. A emissão de gases de efeito estufa das vacas e por toda a cadeia de abastecimento acabam sendo em vão quando desperdiçamos alimentos.
De fato, a produção global de alimentos ocupa 25% de toda a terra habitável do mundo e é responsável por 70% do consumo de água potável, 80% do desmatamento e 30% das emissões de gases de efeito estufa. É a maior causadora de perda de biodiversidade emudança do uso da terra. Portanto, é importantepensarantes decomere, assim, ajudar aconservaro nosso meio ambiente.

Fonte: http://www.unep.org/portuguese/wed/theme/
Voltar